Existem várias formas de tomar essas decisões em todas elas a sorte será um fator determinante. Quando precisamos dividir equipes temos um grupo muito heterogêneo, no qual contar apenas com a sorte poderá criar duas turmass muito diferentes, podendo influenciar no resultado do jogo, o professor poderá intervir para garantir melhor o equilíbrio.
Uma maneira de fazer essa intervenção sem ser autoritário é dividir as crianças seguindo algum critério, por exemplo a idade, cada um dos grupos etários realiza o pré-jogo e em seguida juntam-se as os grupos etários diferentes, conforme foram separados formando as equipes. Isso é especialmente útil em acampamentos e colônia de férias, quando em algumas atividades crianças de 4 anos e de 12 anos participam das mesmas atividades.
Exemplos de pré-jogo
- Cara ou coroa: joga-se uma moeda para cima, cada equipe ou criança escolhe cara o coroa e a divisão ou início do jogo é feita conforme o resultado.
- Em que mão está: coloca-se um objeto escondido em uma das mãos quem acertar começa o jogo ou quem errar será o pegador.
- Pedra, papel, tesoura: O primeiro ou último eliminado começa o jogo ou será o pegador.
- Dois ou um: O primeiro ou último eliminado começa o jogo ou será o pegador.
- Par ou ímpar: O ganhador ou perdedor começa o jogo.
- Carta mais alta: Quem tirar a carta mais alta começa o jogo.
- Maior número do dado: Quem tirar o número mais alto começa o jogo.
- Contagem: Coloca-se as crianças uma ao lado da outra inicia-se a contagem de um dos lados da fila, conforme o número de equipes necessárias. Se forem três equipes: um, dois, três, um dois, três, até o fim da fila.
- Palitinhos: Quem tirar o palitinho menor inicia o jogo ou será o pegador, ou irá para determinada equipe.
- Tire um número: Quem tirar o número maior ou menor será o pegador ou irá iniciar o jogo. É possível fazer também semelhante à contagem.
- Mulher do padre: "Quem chegar por último em tal lugar é 'mulher do padre'" e esse último será o pegador.
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