Google+

1 de nov de 2017

Jogos matemáticos: 6 jogos para ensinar divertindo

Vou sugerir nesse texto 6 jogos matemáticos para ensinar divertindo. Experiências negativas que vivenciamos durante a infância podem ser carregadas para toda a vida. A dificuldade que alguns adultos tem para lidar com números podem estar diretamente relacionadas às essas experiências.

Perder o fio da meada, nas ciência exatas, pode significar a incapacidade de absorver os conteúdo que virão a seguir. Por exemplo, quem tem dificuldade em realizar operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), certamente terá dificuldade em resolver qualquer tipo de equação.

Minha mãe, que era pedagoga, dizia que ao propor para a criança a resolução de um "problema" estaria causando dois. A própria palavra já denotava algo difícil de ser feito, solucionado. Ao usar jogos matemáticos com o objetivo de solucionar "problemas", deixamos a criança mais confortável em um ambiente que já é conhecido por ela, um ambiente lúdico.

Jogos matemáticos


Na teoria piagetiana os jogos estão intimamente ligados ao desenvolvimento humano, passando por três fases o jogo de exercício, o jogo simbólico e o jogo de regras.

Se o jogo faz parte de nós, usá-lo para dar significado à conteúdos na escola que naquele momento não possuem significado para a criança, pode ser uma excelente via para facilitar o aprendizado, tornando-o natural e evitando assim lapsos que podem levar ao "perder o fio da meada" que falei logo acima.

A primeira vez que tive contato com jogos matemáticos foi aos 14 anos, cursando a oitava série do ginásio (9º ano do ensino fundamental II) em um laboratório de matemática criado pelo Professor Reinaldo (não lembro o sobrenome), no Colégio Objetivo em São Paulo. Estamos falando de meados dos anos 1980, e posso afirmar que foi importantíssimo pra mim, que tinha enorme dificuldade para compreender alguns conteúdos.

É importante que os jogos matemáticos não sejam escolhidos ao acaso, devem ter um objetivo pedagógico que esteja relacionado às necessidade de aprendizagem do aluno naquele momento.

Selecionei alguns jogos matemáticos que podem servir de inspiração para a construção de outros.

1- Dominó de formas geométricas.

Dominós são um ótimo jogos para ensinar diversos conteúdos da matemática. Do mais simples, como esse dominó com formas geométricas, aos mais complexos contendo equações de 2º grau, passando por operações e equações matemáticas mais simples.


2- Operações básicas: soma

Forma divertida e criativa de ensinar crianças a somar associando números e quantidades.


3- Operações básicas

Esse jogo permite inúmeras combinações de operações matemáticas simples.


4- Fração com LEGO

O Lego ou qualquer outro jogo de blocos pode ser uma excelente opção para ensinar frações. Veja o exemplo abaixo e crie jogos e brincadeiras que envolvam esse conceito.

5- Formas geométricas

Palitinhos de sorvete ajudam a relacionar o nome da forma geométrica com a quantidade de lados que elas possuem.


6- Ensinando a contar

Existem inúmeros jogos que ensinam a relação entre números e quantidade. Esse é um exemplo bem criativo e que pode ser feito com outros materiais como papel e EVA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin