Google+

13 de mar de 2008

Brincadeiras para Páscoa - Parte IV

Caça ao Ovos

Esta talvez seja a brincadeira mais tradicional para a Páscoa. Complementa os outros posts:
Brincadeiras para Páscoa - Parte I
Brincadeiras para Páscoa - Parte II
Brincadeiras para Páscoa - Parte III
Basicamente os ovos são escondidos e as crianças devem achá-los, mas existem várias maneiras de torná-la mais interessante para as crianças.

Idade: 3 - 10 anos
Material: ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança). Cesta para recolher os ovos.
Objetivo: Executar tarefa que exija percepção espacial.

Pode ser trabalhado em grupo ou individual.

Detetive
Material específico: farinha ou guache branco.
Esconder os ovos e deixar nas proximidades marcas das "pegadas" do coelho.
Fazer uma roda de conversa e contar em "tom de fofoca" que um coelho muito atrapalhado decidiu esconder os ovos, mas deixou algumas pistas... Vamos procurar?!

Coelho bagunceiro
Material específico: Cartolina com o desenho de um coelhinho usando diversos acessórios (óculos, cachecol, bolsa... e cesto com ovos). Cada um dos acessórios usado pelo coelho.
Objetivo específico: memorização
Esconder os ovos e deixar nas proximidades um acessório do coelho.
Fazer uma roda de conversa e contar a história do coelho bagunceiro, mostrar a "foto" do coelho (cartolina desenhada). Pedir para que as crianças ajudem a encontrar os objetos perdidos.

Tesouro de Páscoa
versão 1
Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita)
Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico.
Esconder todos os ovos em um determinado local. Criar uma pista, que leve até outra, e mais outra...mais quantas quiser, até os ovos escondidos.

versão 2
Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita), papel kraft com mapa rústico do local desenhado, com pistas marcadas.
Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico e noção de ponto de referência.
Esconder todos os ovos em um determinado local. No ponto de partida as crianças receberão uma pista, deverão procurar no mapa sua localização e se dirigir ao local para procurar nova pista. Repetir o processo, quantas vezes quiser, até chegar nos ovos escondidos.

Combinados: se dividir em equipes, identificar as pistas por cores. Instruir às crianças que se acharem a pista do adversário devem deixá-la no local.

Dica: ter por escrito e detalhadamente os locais onde escondeu as pistas!

Educação a Distância

Um comentário:

  1. Estou precisando da ajuda dos amigos, vai lá em casa que no post você vai entender.
    Se quiser é só clicar AQUI.
    Obrigada,
    Beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin