Google+

11 de mai. de 2009

Gráficos de crescimento infantil

Leia também:
A altura do meu filho é normal? Será que ele será maior que eu? O crescimento do meu filhos está atrasado?

Essas são perguntas feitas por muitos pais e a melhor maneira de respondê-las é consultando um pediatra. Esta semana a Revista Veja trás um especial online que ajuda a responder esta e outras perguntas. Aproveitamos para colocar aqui os gráficos de crescimento para você consultar.

As curvas dos gráficos mostram um padrão estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Vá no eixo vertical e encontre a altura do seu filho, depois vá ao eixo horizontal e encontre a idade. O compare o ponto de intersecção entre ambos e compare com a média da população.

Resultado:
  • Percentil 3 - seu filho está entre os 3% mais baixos
  • Percentil 15 - seu filho está entre os 15% mais baixos
  • Percentil 50 - seu filho está na média
  • Percentil 85 - seu filho está entre os 15% mais altos
  • Percentil 97 - seu filho está entre os 3% mais altos

Meninas de 0 à 5 anos
Clique na imagem para ampliar!

Meninas de 5 à 19 anos
Clique na imagem para ampliar!

Meninos de 0 à 5 anos
Clique na imagem para ampliar!

Meninos de 5 à 19 anos
Clique na imagem para ampliar!

13 comentários:

  1. Oi, Denise. Tudo bem? Muito bacana o seu blog. Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, que é a agência de comunicação do site ComoTudoFunciona (não sei se você conhece). Sempre damos uma olhada em blogs pra ter ideias pro site, principalmente relacionadas a pautas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. oi Denise!!!
    Gostaria de pedir a referencia correta (escalas de crescimento) em que vc postou????

    luciana.pretto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Respondendo para a Luciana

    Oi Luciana!

    Esses gráficos foram publicados por um especial da revista Veja, eles foram tirados do site da OMS.
    Você poderá encontrá-los e também à outros neste link: http://www.who.int/growthref/who2007_weight_for_age/en/index.html

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  4. oi denise!
    tem uma informação errada em seu blog. Na parte onde você intitula "resultados", e informa que percentil 5o refere as crianças entre as 15% mais altas. Na verdade, o correto seria percentil 85 onde as crianças estão entre as 15% mais altas. O percentil 50 se refere que a altura da criança corresponde entre a média da população.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo para Medicina Furb

    A correção já foi feita. Por mais que os textos sejam revisados, às vezes passa algum erro.
    Obrigada pelo alerta.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  6. ola,minha filha esta no Percentil 15,tdos dizem que ela é mto baixa para a idade que tem:3 anos e 3 meses e 14 kilos e 94 cm,levei a pediatra e ela disse que ela está abaixo da tabela,ela pediu um exame de tireóide,fiz o exame levei a ela e ela disse estava normal,mas não pediu mais nemhum outro exame.Será que devo procurar outro médico?ficou com medo de deixar como está e depois ser tarde,pois tenho uma amiga que o filho esta fazendo tratamento para o crescimento,sempre achavam normal ele ser baixo,e qdo ela se deu conta ja era tarde,só com 6 anos o médico viu que ele tinha problema.Alguém pode me ajudar?
    obrigada. SONIA Laranjeiras do sul pr

    ResponderExcluir
  7. Respondendo para a Sonia

    Oi Sonia!

    Como Profissional de Educação Física, quando encontramos um caso como o da sua filha, sugerimos o acompanhamento médico. Que é o que você já fez.
    Apesar da pediatra ter dito que está tudo normal, se você não tem confiança, procure outra opinião. E questione sobre o que pode estar acontecendo.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  8. Meu filho tem 4 anos e 7 meses esta com 1,02cm. Ele é muito baixo para a idade. Tenho amigas e primas com filhos com 3 anos e são mais altos q ele. Mina sensação é que o crescimento dele é mais lento do que das outras crianças. Tenho outro filho de 7 anos e 3 meses que tem 1,22cm. Esse também é mais baixo do que as outras crianças da idade embora a diferença não seja tão grande como do menor. A pediatra diz que meu filho menor
    esta normal e que será um homem baixo. Como posso saber a altura dele quando adulto? O que você acha a respeito?
    Obrigada,
    Luciana.

    ResponderExcluir
  9. Respondendo para a Luciana

    Oi Luciana!

    Nem todas as crianças se desenvolvem no mesmo ritmo. Se está com dúvidas sobre o que a pediatra diz, consulte outro para ficar mais tranquila.

    Seu filho mais velho está no percentil 50 o que significa que está na média para crianças da idade dele. O menor está quase no percentil 15, entre os 15% mais baixos. Nenhum dos dois estão fora da curva de crescimento, lembre-se que a herança genética é fator determinante, se você e/ou seu marido são baixos seus filhos também serão.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  10. OI meu nome é Juliana e sou quase vítima de tabelas de crescimento. O crescimento de uma criança pode ser diferente destes previstos em tabela, por isso que acho preocupante criar uma expectativa de que a criança será alta ou baixa conforme a altura que esta dispões na infância. Eu era sempre a mais alta aos 10 anos tinha 1,55 e assim fiquei sem nenhum problema de crescimento encontrado e muitas crianças que conheci que eram as menores da turma chegaram ao 1,70 sem problemas. Cada um tem seu ritmo.

    ResponderExcluir
  11. Respondendo para Juliana

    Oi Juliana!

    A curva só mostra a posição da criança na média populacional, ela não determina se será baixa ou alta. Existem inúmeros fatores que irão influenciar, nutricional, comportamental e principalmente o genético.
    A curva serve como indicativo, para os profissionais da saúde, de que pode haver algum problema com a criança, quando ela está abaixo do percentil 3, por exemplo, desnutrição ou quando está acima do percentil 97, por exemplo, disfunção hormonal. O que levará aos profissionais da saúde encaminharem ao médico e este investigar através de exames o que faz aquela criança ser tão diferente das demais.

    Um abraço

    Denise

    ResponderExcluir
  12. Denise.

    Tenho 1,56 e meu marido 1,85, meu filho de 4 anos mede 105 cm, a pediatra dele informou que esta na media e que ele podera medir até 1,76, ele poderia ultrapassar essa media ou seja seria possivel uma altura superior?

    ResponderExcluir
  13. Respondendo para a Elaine

    Oi Elaine!

    Não sei como ela chegou à esse valor. Sugiro que peça explicações sobre como chegou à esse valor e na dúvida consulte outro pediatra.

    Abraços

    Denise

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin