Google+

07/08/2008

Fazendo Arte

A matéria de capa da da Folha Equilíbrio de hoje fala sobre artes e tem algumas informações interessantes.


Educadores afirmar que fazer arte é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e estético, da criatividade, da curiosidade e da auto-estima. Um estudo recente afirma que os benefícios vão além do âmbito artístico, crianças que são estimuladas pelas artes desenvolvem habilidades de atenção e memorização ou seja aprende melhor outras matérias.
Atenção: Entenda como artes todas as formas de
expressão. A criança precisa criar! Deixe os desenho prontos de lado e permita
que a criança dê asas à imaginação.

A matéria também enfatiza que não basta deixar a criança fazer arte, ela precisa aprender a apreciar também. Veja estes museus que oferecem programação para crianças em São Paulo.

Fases de desenvolvimento

2 ~4 anos: Rabiscos desordenados são a característica desta fase. Os traços vão se tornando aos poucos mais organizado. Sente prazer nos rabiscos principalmente se tiver um adulto olhando.

4 ~ 7 anos: Primeiras tentativas de representação. Iniciam as representações de objetos relacionados com sua cultura, dispostos de forma desordenada. Gosta de mostrar sua obra para os adultos. Precisa de incentivo.

7 ~ 9 anos: Domina signos culturalmente compartilhados. Compões cenas com casa, sol, árvore. Geralmente os desenho são feitos em linha reta na parte inferior do papel.

9 ~ 12 anos: Desenhos mais detalhados e menores. Maior autocrítica, busca pela representação da realidade. Preocupação com noções de proporção e profundidade entre os 11 e 12 anos.



Dicas:

  • Ofereça variedade de materiais. Tinta, giz de cera, sucata, papéis de diversos tamanhos.
  • Evite perguntar o que esta desenhando. Espere a criança falar.
  • Não há certo e errado. Se o sol for azul, tudo bem!
  • O computador pode ser usado como ferramenta. Procure programas que favoreçam a criatividade.
  • Leve à exposições, apresente obras de diversos artistas, chame a atenção para diferentes técnicas.

A ilustração foi feita por uma ex-aluna, na época com 4 anos, para registrar uma atividade das aulas de educação física.

+ Populares

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin