Google+

11 de dez. de 2013

Como escolher a escola ideal?

O anos está terminando, é tempo de decidir em qual escola matricular o filho, seja para primeira matrícula ou até mesmo se o motivo for a troca de colégio. Esta não é uma tarefa fácil para os pais. Escolher em que instituição o filho deve estudar é uma das decisões mais importantes que os pais devem tomar, afinal, uma boa escolha pode ajudar a criança a disputar e ocupar, no futuro, os melhores postos do mercado de trabalho.



De acordo com Sueli Conte, psicopedagoga e diretora do Colégio Renovação, em São Paulo, se a decisão for acertada, a escola será uma aliada poderosa dos pais, que hoje não disponibilizam do tempo necessário para acompanhar cada passo da educação da criança. Como a tarefa é complexa, exige tempo e muita paciência, por isso, esta triagem deve começar já! Sueli Conte ressalta ainda que nos primeiros anos escolares, principalmente,  a escola deve ensinar muitas coisas, mas acima de tudo fazer o aluno feliz!

O primeiro passo é tentar identificar entre as boas escolas aquela que oferece o modelo de educação mais próximo do que os pais esperam para o filho. O segundo ponto é procurar saber se o método de ensino adotado pela instituição combina com as características da criança. O certo é que não existe uma cartilha a ser seguida na hora de optar pelo lugar ideal para matricular seu filho.

IMPORTANTE: O fundamental é que os pais jamais deixem de estar atentos às mensagens que recebem das crianças. São elas quem indicarão se a escolha foi bem feita ou não.

Seja qual for a escolha do colégio, deve ser levado em conta a organização da escola e o projeto pedagógico de cada atividade do currículo. É preciso saber, por exemplo, se os cursos extras, cada vez mais comuns, são apenas uma forma de ocupar o tempo ou se realmente contribuirão para a formação da criança.

As atividades artísticas  e esportivas são complementos importantes e a escola deve oferecê-las! São essenciais para o desenvolvimento do corpo e da sensibilidade. Essas atividades podem ser feitas fora da escola, mas por uma questão de praticidade, muitos pais preferem concentrá-las no mesmo estabelecimento. Escolas que pensam de forma global e contextualizadas geralmente incorporam disciplinas culturais e artísticas à grade curricular, pois acreditam que tais disciplinas contribuem em grande escala para a formação.

Professores

A formação dos professores é outro ponto fundamental a ser observado. Quanto maior a especialização do corpo docente, mais bem atendida estará a criança. Todo professor deve ter, no mínimo, diploma de graduação na disciplina que leciona. Além disso, tem de se atualizar sempre. A escola precisa incentivar a formação contínua de seus profissionais. É fundamental que o professor saia da escola e  enxergue o mundo além de seu universo profissional.

A infra estrutura pedagógica oferecida pela escola também é de grande relevância. O computador é importante, mas não pode - e nem deve - substituir caderno e livro, considerados essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

Horário

Outro aspecto que faz a diferença é avaliar, na hora da matrícula, as opções de horários que a escola oferece, ou seja, se há a possibilidade do aluno almoçar ou jantar na escola ou se existe projeto de horas complementares onde a criança  faça as “tarefas de casa” entre outras atividades recreativas. No Colégio Renovação, por exemplo, existe o “Espaço & Ação”, que funciona em período integral e que oferece todos estes serviços, garantindo a praticidade aos pais.

Adaptação

Especialmente para os pais de alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, é muito importante avaliar como funciona o processo de adaptação a nova escola. “Pode parecer óbvio, mas nem sempre acontece uma comunicação clara e transparente”, diz Sueli Conte. Não só as crianças, mas também os pais tem de ser assistidos no processo de adaptação.

A psicopedagoga diz ainda que a base para a escolha de uma boa escola para o filho, deve estar pautada na comunicação aberta entre pais e escola. Conversar constantemente com o corpo docente é uma forma de participar do desenvolvimento da criança e avaliar se as atividades escolares estão correspondendo às expectativas da nova escola.                                        

Dicas para escolher a escola ideal


A diretora do Colégio Renovação relaciona as principais dicas aos pais na hora de escolher a escola:

  1. Como a escola lida com comunicação - A comunicação Pai e Mãe tem de ter acesso ao interior da escola. Ir para reuniões gerais ou individuais e ter acesso a equipe pedagógica.
  2. Avalie o acolhimento e  atitude dos professores com o seu filho e com outras crianças.
  3. A segurança dos brinquedos e materiais. Acidentes podem acontecer, mas perigo não pode existir em um lugar com crianças.
  4. A higiene em toda a escola, especialmente no refeitório, piscina, banheiros e parquinho. Verificar se as instalações são adequadas para todas as idades.
  5. Verificar se o  espaço nas salas de aula comporta movimentação e criatividade.
  6. Material adequado a idade, variedade na estimulação com brinquedos pedagógicos. Ao entrar nas salas observe se existem materiais pedagógicos disponíveis.
  7.  Localização  - a escola deve ser próxima de casa. Especialmente se o pai e a mãe vivem em uma grande cidade. O trânsito é estressante para as crianças e consome tempo dos pais.
  8. Alunos por sala - muitos alunos na sala diminui a possibilidade do professor dar atenção mais individualizada, especialmente, em séries iniciais.
  9. Disciplina  - limites claramente definidos, impostos pela escola, bem como usar o uniforme e não chegar atrasado à aula. Importante: não vale buscar na escola a autoridade que não se tem em casa .
  10. Língua Estrangeira- quanto mais jovem, mais fácil é aprender um outro idioma. Mesmo aos 2  ou 3 anos  de idade já é possível trabalhar uma segunda língua, de forma lúdica, através de brincadeiras e canções. Caso não faça parte da grade curricular, questione se a escola mantém convênio com boas escolas de idiomas.
  11. Infra Estrutura-  a boa infraestrutura depende, entre outras coisas, da idade da criança. Evidentemente, quanto maior a infraestrutura ( biblioteca, laboratórios, quadras ) melhor para o aluno. Para as aulas de Informática, a escola ideal tem de oferecer computadores na sala de aula ou um espaço destinado a tecnologia com lousa eletrônica e mesa alfabética, exemplos de tecnologias utilizadas e oferecidas aos alunos do Colégio Renovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin