Google+

16 de dez de 2013

Problemas de aprendizado no período escolar: falhas auditivas

Para um bom aprendizado, ouvir e entender o que está sendo dito são fundamentais, principalmente dentro da sala de aula. Porém, problemas com a audição, a interferência de ruídos, reverberação e a distância entre o professor e o aluno não colaboram para um aprendizado eficiente.

Imagem: divulgação


Para garantir o acesso das pessoas com dificuldade auditiva à informação de maneira clara e confortável, existe uma tecnologia assistiva denominada Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM), que melhora a comunicação em sala de aula, ao telefone, e permite a conectividade dos aparelhos auditivos com dispositivos de áudio como MP3, televisão, GPS e etc.

Contudo, é importante destacar que não é somente a perda auditiva que dificulta o aprendizado. Algumas pessoas podem apresentar falhas na forma como o sistema nervoso central processa o som.

“Distúrbios globais do desenvolvimento, transtorno do processamento auditivo; déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo, fazem com que as pessoas possuam uma maior dificuldade para entender a fala na presença de ruídos. O uso do Sistema de FM nesses casos pode ser um complemento importante do processo terapêutico”, explica Talita Donini, gerente de produto para adaptação pediátrica e projetos especiais da Phonak do Brasil e responsável pela Iniciativa Hear the World no Brasil.
O Sistema de FM é um recurso fundamental para a melhoria do aprendizado e da comunicação em sala de aula. A tecnologia garante que o aluno ouça a voz do professor direta e nitidamente. Os maiores obstáculos como distância, eco e ruídos são reduzidos e a criança pode aproveitar a aprendizagem e as brincadeiras sempre.

Um receptor de FM miniaturizado é indicado especialmente para pessoas sem problemas auditivos, mas que possuem dificuldade em entender a fala e aprender quando há ruído de fundo, reverberação ou distância entre o interlocutor.

“Este aparelho assegura que informações importantes cheguem com prioridade ao ouvido e permite que o aluno ouça a voz do professor a qualquer momento e sem dificuldades”, garante Talita. Além disso, seu design moderno e a adaptação confortável garantem conforto e praticidade de uso.

Para facilitar o entendimento da perda auditiva e de suas implicações e tratamentos, a Phonak criou o Espaço Phonak, que tem como objetivo promover um amplo debate sobre a audição. No local, são fornecidas informações e apresentações interativas das soluções tecnológicas e seu impacto na qualidade de vida das pessoas portadoras de perda auditiva e de quem convive com elas. Os professores e pais podem agendar gratuitamente uma visita com um profissional de Fonoaudiologia e conhecer mais sobre a audição e sua importância para o aprendizado e alfabetização. O local fica na Av. Rebouças, 2.881, em Pinheiros. Informações pelo fone: (11) 3063-2505 ou pelo site www.espacophonak.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin