Google+

20 de jan. de 2015

Volta as aulas e a adaptação escolar

Entre o mês de janeiro e início de fevereiro os alunos se preparam para o Volta às Aulas. Mas quando, necessariamente, deve começar a adaptação escolar, que tem início mesmo fora da escola?

Especialistas em educação recomendam que pelo menos 15 dias antes do início do ano letivo, os filhos, com a ajuda dos pais, devem começar a organização para seguir rumo à sala de aula.


Adaptação escolar

De acordo com José Carlos Martins, diretor pedagógico do Colégio Renovação , instituição de ensino com 30 anos de atividades em São Paulo, para criar o hábito da nova rotina, independente da idade, pelo menos duas semanas antes do período de volta às aulas, é preciso estabelecer horários para dormir e acordar mais cedo para manter o corpo e mente descansados e preparados para a rotina de aulas, tarefas de casa e outras atividades.

Organizar previamente a compra do material escolar que levará na mochila e uniforme também ajuda a começar o ano no clima e de maneira planejada.

Mas e para os alunos que vão ingressar em uma nova escola? Para este é sim uma grande mudança e exige, fora da escola, uma atenção especial dos pais com preparação e adaptação.

Martins explica que para o novo aluno a mudança pode gerar ansiedade e ele precisa comentar com os pais sobre isso (quais medos, fantasias, novos amigos, novo ritmo, etc).“Pais devem ficar atentos a pequenos transtornos físicos que surgem com a proximidade do retorno (dor de cabeça, dor de barriga, sonolência, perda de apetite, mal-estar, estado febril). É importante que os pais se despeçam sempre dizendo que voltarão ao final da aula. Dar à criança a ideia que a escola é aquela que a família escolheu por confiança no trabalho”, orienta o educador.

Além disso, Martins alerta também para que, se possível e autorizado pela nova escola, os pais permaneçam por um período com o filho nas dependências da escola para que aos poucos a criança se familiarize com o novo ambiente, pessoas e crie vínculos. Além disso, o objetivo da adaptação com os pais por perto é dar mais segurança ao pequeno. “Claro que tudo é gradativo e a escola também deve ajudar nesse processo para que o ano comece bem e o desenvolvimento escolar seja o melhor possível”, aconselha o educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin