Google+

24 de abr. de 2008

Educação Física Escolar e Cidadania


Ser cidadão é ter direitos e deveres civis, políticos e sociais. O conceito de cidadania varia no tempo e no espaço, sendo assim o cidadão é um indivíduo detentor de direitos e a cidadania o conjunto deles, em determinado contexto histórico.

Se um dos objetivos da educação física escolar é que o aluno tenha condições de apreciar, usufruir e gerenciar sua própria atividade física é seu direito que o professor garanta que os objetivos sejam atingidos. O exercício da cidadania depende da atitude democrática do professor. Fazer com que os alunos conheçam os objetivos, estratégias e conteúdos das aulas, permitir que participem da escolha dos mesmos de acordo com os interesses pessoais e do grupo, favorecem a participação nas atividades. Oferecer subsídios para que possam cobrar um ensino de qualidade, espaço e equipamentos adequados para o desenvolvimento das aulas. Orientar quanto a utilização de espaços públicos para a prática dos conteúdos apropriados por eles, bem como a exigir esses espaços em sua comunidade. São estratégias que poderão garantir o exercício da cidadania na Educação Física Escolar.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa estratégia porque ensinam os alunos terem seus pensamentos positivos que contribuí pelo o bem de todos e pensarem nos seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin