Google+

12 de mai de 2008

Blogar se aprende na escola

Há muitos anos que as aulas de informática fazem parte do currículo das escolas, principalmente nas particulares. Lembro-me de em 1986 freqüentar a sala de informática para dar comandos ao computador, na linguagem LOGO, que criava desenhos na tela, ou fazia com que um robô, parecendo uma tartaruga executasse o comando riscando com uma caneta um quadro branco horizontal. Um ano mais tarde no primeiro colegial (atual ensino médio) eu aprendia a programar em BASIC, cheguei a fazer até um joguinho tipo “space invaders”. Os tempos evoluíram, surgiram os softwares educacionais, a necessidade de ensinar a utilizar o sistema Windows, as pesquisas feitas em enciclopédias digitais, editores de texto e calculadoras potentes em forma de planilhas, programas que desenham e tratam fotos e o uso da internet.

Hoje temos dois lados extremos, crianças que nem sonham em ter acesso à essa máquina e que quando tem não sabem usá-la e aquelas que a utilizam tão bem ou melhor do que os adultos. Ensinar às primeiras não tem muito mistério, uma vez oferecidas as condições, basta começar, do começo. Mas, como escolher o conteúdo a ser ensinado para aquelas que ao invés de ganhar uma bola ou uma boneca no aniversário de 2 anos, ganharam um laptop da Xuxa e que hoje fazem absolutamente tudo pelo computador?

Funções avançadas de um editor de texto, utilização de planilhas e banco de dados, tratamento de imagens, criação de apresentações, pesquisas avançadas na internet, são algumas das opções, mas será que despertam o interesse das crianças? Será que têm significado para elas? A idéia de um professor de uma escola particular em São Paulo, a BIS, conseguiu juntar tudo isso.
As crianças do 9º ano (antiga 8ª série) estão aprendendo a blogar! A construção do blog está fazendo com que coloquem em prática muito do conhecimento que tem em informática, estão aprendendo a utilizar novas ferramentas e ainda se divertindo, pois o tema ficou a critério de cada um. O aluno Gabriel Akira, de 13 anos, que participa das aulas e criou o Blog Pókemon Diamond and Pearl nos conta como tem sido.

Criando Crianças: Porque seu professor escolheu esse tipo de aula?
Gabriel Akira: Para ensinar a criar um blog para no futuro não termos dificuldade.

Criando Crianças: Seu professor fez alguma exigência na criação do blog?
Gabriel Akira: Sim, montar a imagem do título no photoshop, usando recursos que tínhamos aprendido antes.

Criando Crianças: Só isso? Seu professor não pediu mais nada?
Gabriel Akira: Sim, ele quer que a gente descubra coisas legais para colocar naquela parte do lado (widgets, gadgets).

Criando Crianças: Como foi a escolha do tema?
Gabriel Akira: Cada um escolheu o que mais gostava. O meu é sobre um game.

Criando Crianças: O que vocês fazem nas aulas?
Gabriel Akira: Novas postagens e o professor ensina a deixar o blog mais bonito.

Criando Crianças: Mas o que ele ensinou?
Gabriel Akira: Colocar vídeos e fotos, disse para fazer pesquisa sobre o que as pessoas querem ler (enquete), ensinou que os posts devem ser curtos, só com o principal e que as fotos devem ser usadas para ajudar a entender o texto. Ele também pediu para colocar o nome de outros blogs, mas ainda não aprendi a fazer isso.

Criando Crianças: O que você acha dessas aulas?
Gabriel Akira: Legal, diferente, melhor do que o que a gente faz nas aulas de informática. É uma aula divertida, faz as coisas de acordo com o que a gente gosta. O tema é blog, mas o tema do blog a gente que escolhe.

Criando Crianças: Você tem um bom conhecimento de informática. O que você aprendeu de novo?
Gabriel Akira: Mexer nas configurações do blog, melhorar as imagens no photoshop.


O que as crianças podem aprender blogando:

  • Desenvolvimento de linguagem escrita;
  • Redação de textos concisos;
  • Organização textual;
  • Pesquisa;
  • Pesquisa de mercado (uso de enquetes);
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Utilização de recursos conhecidos (tratamento de imagens, vídeos, slides);
  • Ética (direitos autorais);
  • Organização temporal;
  • Upload de arquivos;
  • Estética na diagramação;
  • Utilização de widgets e gadgets;
  • Utilização de redes sociais;
  • Utilização de dados estatísticos;
  • Monetização;
  • Criação de hiperlinks;
  • Noções básicas de HTML

Quem disse que estudar tem que ser chato? Visite os blogs criados pelas crianças do 9º ano (Y9) e divirta-se!

.............................................................................................................................

Este post está participando do projeto Blogueiro Repórter. Cadastre-se no diHITT, vote e nos ajude a conquistar uma boa colocação!

3 comentários:

  1. Muito interessante essa experiência.
    Parabéns por compartilhar.
    Até o ano passado eu lecionava no ensino público, mas tive que abandonar para me dedicar ao meu outro trabalho que me paga três vezes mais para trabalhar a mesma coisa. No caso a área da saúde.
    Sinto falta. Eu gosto de lecionar.
    Entre os links do meu blog estão vários(as) educadores(as).
    Se se interessar em conhecê-los e tiver dificuldades em encontrá-los, faça contato que eu te coloco em contato com eles.
    Parabéns pelo seu post.
    Também estou no Blogueiro Repórter com o post sobre "horário de verão". Se tiver a curiosidade de me visitar, será um prazer recebê-la.
    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Legal o efeito da entrevista. Mas, o q mais gostei foi a indicação do blog dos outros alunos.

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeeeeeeeeeeee tudo bem? Demorei, mas cheguei. Vim te visitar, desejar uma semana abençoada e avisar que meu blog que estava em reforma já está no ar ok? Beijos docinhos pra você.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin