Google+

18 de set de 2008

Livros ajudam crianças a lidar com temas dolorosos


Uma matéria muito interessante saiu no Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo. Nela especialistas falam como a literatura infantil pode ajudar a discutir com as crianças teas difíceis como a morte, doenças e divórcio.
A matéria deixa claro que o livro não vai resolver tudo, mas pode ajudar bastante a medida que a criança pode se identificar com os personagens e com a história vivenciada por eles, aprendendo a lidar com a situação a partir dos problemas e soluções que são apresentadas no livro.
Dicas para a leitura
  1. Leia o livro com atenção antes de fazê-lo para a criança. Se não lhe agradou reflita sobre os motivos antes de oferecê-lo.
  2. O desconforto pode indicar que há questões com as quais os adultos não podem lidar. Antes de passar para a criança é preciso superar as dificuldades.
  3. Se os motivos que desagradam são conceitos e valores que estão em desacordo com os da família ou a baixa qualidade literária, procure outra opção.
  4. Leia o livro para a criança com tranqüilidade, da maneira mais natural possível, como leria qualquer história que não tratasse de um tema doloroso e delicado.
  5. Se a criança não quiser ler ou ouvir a história, não insista. Deixe passar um tempo antes de sugerir o livro novamente.
  6. Procure entender o que a criança precisa em cada momento; pode ser uma explicação didática ou algo para lidar com sentimento de raiva, medo ou culpa.
  7. Responda apenas ao que a criança perguntou e não entre em detalhes, a não ser que ela peça. Se surgir algo que você não consegue explicar, diga isso com clareza.
  8. Deixe a criança falar e perguntar, não direcione interpretações.
  9. Não crie fantasias antecipadas sobre comoa criança vai reagir à história. Na maioria das vezes ela reagem com mais naturalidade do que os pais imaginam.
  10. É importante ler o livro com a criança para ouvir o que ela tem a dizer, suas perguntase, principalmente, mostrar que você está ali para ampará-la. Se a criançaquiser ler sozinha, assegure-lhe que estará por perto e que, quando ela quiser, poderão conversar sobre a literatura.
  11. Se o livro agradou, sugira que seja lido novamente, um tempo depois. Muitas vezes, são as próprias crianças que pedem a repetição de uma história. Isso ajuda a desenvolver novs interpretações.

Dicas de livros

Morte

  • Não é fácil pequeno esquilo (perda materna) - Autora: Elisa Ramón - Editora: Callis
  • Só um minutinho (morte e velhice) - Autora: Yuyi Morales Tradução: Ana Maria Machado - Editora: FTD
  • Emanuella (bebê com problema no coração) - Autora: Leda Pereira M. F. de Oliveira - Editora: Saraiva

Doença

  • Bejamin: Minha mamãe é especial (pais que sofrem de esclerose múltipla) - Autora: Stefanie Lazai - Editado por: Bayer Schering Farma (é gratuito e pode ser adquirido pelo fone: 0800-7020605
  • A operação de Lili (medos de uma cirurgia) - Autor: Rubens Alves - Editora: Paulus
  • O dodói da Gigi (criança com leucemia) - Autor: Francisco Alves Editora: Signus

Abuso Sexual

  • Meu corpo é especial - Autora: Cynthia Geisen - Editora Paulus

Divórcio

Envelhecimento

5 comentários:

  1. Muito obrigado pela dica, Denise, e por teu blog também.

    Sendo pai de uma menina que começa a gostar de ler e etc., achei muito interessante tua postagem.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. É de extrema importância estimular a criança a ler desde pequena. Opções não faltam e o hábito fará um bem enorme para o resto da vida.
    Parabéns pelo artigo.
    Beijo e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que falta muito isto, principalmente para os adultos entender de que forma repassar isto para as crianças. Acho que inicialmente os adultos deveriam aprender.

    ResponderExcluir
  4. Sem duvida a cartase para é criança é tremendamente potencializada,e a leitura que é até mesmo para o adulto uma forma essencial de enriquecimento pessoal ( não apenas do intelecto )deveria ser estimulada desde a tenra infância.
    Bjs

    Ps: Gosto muito do seu blog e simpatizo totalmente com a importante temática dele,até coloquei um link para ele no meu blog a algumas semanas.
    Desejo muito sucesso e visitas.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosas as dicas Denise!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin