Google+

19 de jan. de 2009

Queimaduras. Como prevenir?


A maioria dos casos de queimadura ocorrem na cozinha. É um dos acidentes com tratamento mais dolorido e demorado, além de deixar sequelas na maioria das vezes.
Dicas para proteger as crianças das queimaduras:
  1. Manter as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.
  2. Cozinhar nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás para evitar que as crianças alcancem e entornem os conteúdos sobre elas.
  3. Evitar carregar as crianças no colo enquanto mexe panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.
  4. Quando estiver tomando ou segurando líquidos quentes, fique longe das crianças.
    Nada de toalhas de mesa compridas ou jogos americanos. As mãozinhas curiosas podem puxá-las, causando escaldadura ou queimadura de contato.
  5. Banho do bebê: colocar a água fria primeiro e verificar a temperatura da banheira com o cotovelo ou dorso da mão.
  6. Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto.
  7. Fogos de artifícios devem ser manipulados por profissionais e NUNCA por crianças. Nas festas juninas não permita brincadeiras com balões ou de saltar fogueira

ATENÇÃO:

  • As crianças são mais vulneráveis à queimadura pelos seguintes características: pele mais fina que adultos e crianças mais velhas; sofrem queimaduras a temperaturas mais baixas e mais rápido que atinge maior profundidade e maior superfície do corpo; têm habilidade reduzida para escapar do perigo.
  • O fogo exerce uma atração quase mágica na infância. A “brincadeira” tende a começar no quarto, quando estão sozinhos com fósforos ou isqueiros, e se transformar em um incêndio de grande proporção;
  • As crianças que vivem em áreas rurais também correm risco de sofrer incêndios residenciais devido ao uso de candeeiro e fogão a lenha.

Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin