Google+

31 de jan. de 2012

Projeto Educação Física: O circo - aula 4

Na aula 1 exploramos a temática "O circo e o corpo", na aula 2 "O circo, o corpo e implementos, na aula 3 demos continuidade à segunda aula com " "O circo, o corpo e implementos"

Aula 4 - O circo, o corpo em movimentos suspensos e em altura 

Objetivo
Retomar o que foi trabalhado nas aulas anteriores. Utilização de grandes materiais da Ginástica Olímpica para trabalhar movimentos em suspensão e em altura.

Estratégia
Roda de conversa, utilização de grandes materiais.

Materiais
Barras paralelas, trave de equilíbrio e plintos.

Conteúdo

5' Conversa inicial sobre os combinados e a temática "o circo".

50' Prática
A) Exercícios divididos em estações

  1. Barras paralelas: atravessar de um lado ao outro em suspensão,
  2. Plintos: saltar do plinto sobre colchões em diversas alturas,
  3. Trave: em suspensão (por baixo), tentar passar para parte de cima
B) Rolamento e estrela

C) Cada macaco no seu galho
Iniciamos o jogo com um pegador, que pode ser o professor ou uma criança. As crianças devem estar sobre algum local (plinto, trave, cavalo, banco etc), que são os galhos. Ao comando "cada macaco no seu galho", que pode ser dado pelo professor ou pelo pegador, todos devem trocar de posição. O pegador aproveita para tentar pegar alguém que está no chão. Quem for pego pode ajudar a pegar ou se transformar no próximo pegador.

5' Conversa final

Considerações

As atividades foram divididas em três momentos: A- atividades específicas para aula B- exercícios realizados em outras aulas C- Brincadeira para colocar em prática o que foi trabalhado em "A". Na parte "A" as crianças são divididas em três grupos que devem rodar as estações. Para deixar a aula mais dinâmica programe pelo menos duas passagens por cada estação. Na parte "B" as crianças executam livremente os exercícios sob supervisão. 
O registro feito ao término da aula foi em forma de desenho com giz de cera. Algumas crianças conseguiram reproduzir parte do conteúdo.
Ao término de cada aula todos os desenho ficavam expostos em um mural com uma breve explicação sobre o conteúdo desenvolvido.

Um comentário:

  1. Adorei conhecer seu cantinho, ele é muito aconchegante. Já estou seguindo com muito carinho.
    Quando vc puder me faça uma visitinha ok?
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin