Google+

31 de jul de 2013

Dica de livro: Clariana, a Menina Invisível.

O processo de regressão emocional pelo qual as crianças passam com o nascimento de um irmãozinho é o tema central da obra infantil Clariana, a Menina Invisível, lançado recentemente pela Editora DSOP.



Numa noite de tempestade, sozinha em casa, uma menina desaparece. Mas ela ainda está ali, embora ninguém mais a veja. Coincidentemente, na madrugada desse mesmo dia, seu irmão nasce na maternidade.

Partindo dessa premissa, a autora Maíra Viana tece a teia da jornada de Clariana, uma menina em busca de sua identidade. A abordagem, passeando pelo campo do imaginário infantil, brinca com os sentimentos de visibilidade e invisibilidade recorrentes na infância de todos nós.

O sonho de voltar a ser notada passa a permear os caminhos da protagonista. Em sua busca, ela conta com a ajuda do Doutor-Explica-Tudo, do Menino da Casa 11 e de um dom muito especial que só ela tem.

A autora explica que a história é universal e que ela própria se identifica com a personagem. “Assim como a Clariana, até hoje, tem dias em que acordo e não me encontro do outro lado do espelho, e nem mesmo dentro de mim. Quando isso acontece, eu fico quietinha no meu canto e começo a escrever algumas histórias. É por meio delas que as pessoas conseguem me ver de verdade”.

Sobre a autora
Maíra Viana, natural de Recife, é escritora, editora e produtora cultural. Faz parte da trupe do grupo musical O Teatro Mágico e coordena a Agência do Livro, empresa especializada em soluções editoriais para autores independentes. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Formação Literária, Maíra vive em São Paulo há dez anos e é autora também dos livros Menino-Varrido, A Menina do Sapato Caramelo e O Teatro Mágico em Palavras – Volumes I e II.

Sobre a Ilustradora
Cecília Murgel é arquiteta de formação e “desenhadora de bonecas”, como costuma se definir. Paulistana, ela assina as ilustrações dos livros infantis Clariana, a Menina Invisível e Nina e a Lamparina, ambos da Coleção Sonhos de Ser. Cecília é responsável também pelos desenhos contidos no livro juvenil Meninas Inventadas, seu primeiro lançamento na área literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin