Google+

15 de jul. de 2013

Escola municipal de Lorena desenvolve projeto para combater o bullying

Combater o bullying, que ocorre há tempos no ambiente escolar, é o que pretende o projeto “Bullying e Respeito”, que está sendo desenvolvido desde abril na escola municipal Padre João Renaudin de Ranville, de Lorena, no Vale do Paraíba (SP), junto a 98 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Bullying é o termo usado para caracterizar as provocações, xingamentos e humilhações contra um determinado aluno, que partem de colegas de classe ou de outras turmas, atormentando suas vítimas. O massacre psicológico e o constrangimento dentro da escola atingem alunos dos mais variados perfis, desde os mais tímidos até os mais gordinhos ou muito magros. Qualquer característica física ou emocional considerada ‘diferente’ em um aluno pode virar motivo de bullying.

“O Projeto vem trabalhando com os alunos o verdadeiro significado de Valores e Respeito, tendo como objetivos: compreender a necessidade do bom convívio entre as pessoas; instigar a amizade; sensibilizar o aluno em relação às boas atitudes e enfatizar a importância do próximo em nossa sociedade”, explica a coordenadora de Informática Educacional da Planeta Educação em Lorena, Clayse Matos.

O projeto envolve professores de todas as disciplinas e está sendo desenvolvido durante as aulas de Informática Educacional. Os alunos assistem a vídeos de motivação e valores, discutem, refletem sobre o assunto e depois escrevem textos externando suas opiniões.

Também estão produzindo frases, mensagens e poemas referentes ao tema e criando uma ‘Receita da Alegria’, com a ajuda de recursos tecnológicos. Todo o material ficará exposto na escola para que todas as classes tenham acesso ao que foi produzido sobre o tema.

“É um processo que deveria ser constante dentro das escolas. As crianças geralmente não trazem regras de casa, muito menos noção de respeito. Os apelidos são absurdos, preconceituosos e inadequados, sem falar nos danos emocionais que causam”, diz a professora Antônia Célia, de Língua Portuguesa

Entre as atividades programadas estão também uma apresentação teatral com fantoches abordando o Bullying na escola; e uma entrevista de alguns alunos com a Direção sobre a visão dos gestores sobre o tema. Uma revista também está sendo produzida com os textos e desenhos dos alunos.

“Foram bastante proveitosos os dias e horas que trabalhamos coletivamente abordando o Bullying. Buscamos vídeos na internet para trabalhar valores; exemplos de como se conhecer e tornar-se um aluno capaz e produtivo. Notamos que os alunos se entregaram inteiramente ao tema em rodas de discussão”, relata o professor Rafael, de Educação Física.

“Bullying é crime! Quando uma pessoa é vítima de Bullying, ela precisa falar para alguém. A pessoa que sofre Bullying e guarda o fato para si pode ter anos de depressão, crescer revoltada e ter sérios problemas ao longo da vida. Isso tem que acabar”, conclui a aluna Maria Isabel, do 9º ano B.

O projeto “Bullying e Respeito” conta com o apoio da Secretaria de Educação de Lorena e da Planeta Educação, empresa que desenvolve projetos inovadores nas escolas do município.

Via: Planeta Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin